+11963655885

Coleção Bel: Ciência para Crianças | Bruno Gualano

Bel, a Experimentadora é o livro de abertura da coletânea que visa explicar às crianças os fenômenos naturais, sociais e tecnológicos sob a ótica da Ciência. 
Saiba mais sobre o projeto social, o lançamento , os usos do livro e a repercussão na mídia (clique nas imagens para acessar matérias e vídeos na íntegra):
Depoimento de Mercedes Bustamante, presidente da CAPES e uma das cientistas homenageadas no livro Bel, a Experimentadora Depoimento de Natália Pasternak, divulgadora científica e prefaciadora do livro Bel, a Experimentadora Abertura do evento de lançamento do livro Bel, a Experimentadora Ciência Informa - Saiu!! Bel, a Experimentadora está na área CAPES - Livro infantil Bel, a Experimentadora de Bruno Gualano, é indicado pela CAPES GOV.br - Livro infantil Bel, a Experimentadora atiça curiosidade pel experimentação científica
Jornal USP - Livro Bel, a Experimentadora convida crianças para o universo transformador da Ciência HC - Livro Bel, a experimentadora é lançado no ICr TV Folha -participação de Bruno Gualano, autor do livro Bel, a Experimentadora India Education Diary - University of Sao Paulo prof`s book invites children to the transforming universe of Science FMUSP - Livro Bel, a Experimentadora aproxima crianças do universo científico Agência Fapesp - O livro para crianças Bel, a Experimentadora busca ressaltar o valor do pensamento científico
“Bel, a Experimentadora” busca falar sobre ciência de forma lúdica para crianças Sagres On-line - Livro infantil Bel, a Experimentadora desperta curiosidades sobre o universo científico nas crianças USP - Com o propósito de incentivar o letramento científico das crianças e seu papel transformador, o professor Da Faculdade de Medicina da USP Bruno Gualano lança o livro FioCruz - Ciência e Sociedade divulga o lançamento de Bel, a Experimentadora Luciana Conceição - Algumas impressões sobre o lançamento de ˜Bel, a Experimentadora˜
Mês das Crianças: veja a programação literária para o mês de outubro - tarde de autógrafos do livro Bel, a ExperimentadoraCientista e professor da USP lança o livro infantil Bel, a ExperimentadoraManhã de autógrafos do livro Bel, a ExperimentadoraSessão de autógrafos do livro Bel, a ExperimentadoraSessão de Autógrafos e doações do livro Bel, a ExperimentadoraCientista e professor da USP lança o livro infantil
Tarde de Autógrafos do livro Bel, a ExperimentadoraCBN Amazônia: Professor da USP fala sobre a obra antirracista Bel, a ExperimentadoraMês da Consciência Negra: Conheça o livro Bel, a ExperimentadoraOito livros infantis com ensinamentos importantes para toda a vidaA leitora-mirim Flor de Maria conta neste vídeo o que ela achou do livro Bel, a ExperimentadoraBruno Gualano traduz ciência para todas as idades através do livro Bel, a Experimentadora
Matéria com o autor do livro Bel, a ExperimentadoraA professora Rafaela Lima apresenta o livro Bel, a Experimentadora aos seus seguidoresBiblioteca diversa e inclusiva: 12 livros infantis para formar pessoas melhores -12 livros preciosos para presentear os filhos e ensinar sobre um mundo de tolerância, respeito e empatia - Bel, a Experimentadora é indicadoDiarinho do Pará - suplemento de jornal indica o livro Bel, a ExperimentadoraDoação do livro Bel, a Experimentadora para o projeto Confeiteiros Mirins, de São Mateus

A coleção

Bel, a Experimentadora é o primeiro título da coleção Bel: Ciência para Crianças, que tem como meta o letramento científico das crianças brasileiras. 80% dos livros serão doados a hospitais e projetos sociais

O letramento científico é o aprendizado dos fenômenos naturais, sociais e tecnológicos pelo prisma da Ciência. Na infância, é uma meta recomendada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de modo a garantir que as crianças compreendam e interpretem adequadamente conhecimentos cotidianos, como, por exemplo, os que envolvem a saúde, a alimentação e o uso de recursos naturais. Podemos dizer que o letramento científico é uma poderosa ferramenta de fortalecimento da democracia e dos avanços econômicos, tecnológicos e sociais de um país, pois cidadãos alfabetizados em Ciência são capazes de tomar decisões baseadas em evidência, além de serem críticos e, portanto, pouco suscetíveis a charlatanismos, teorias da conspiração e fake news.     


Se cada criança, em cada cantinho deste país, tivesse a oportunidade de descobrir o poder transformador do pensamento científico, tenho a convicção de que teríamos uma sociedade mais crítica, saudável, próspera e equitativa".
Bruno Gualano


Essa coletânea inédita prevê a publicação de 1 livro ao ano. Os próximos títulos abordarão os seguintes temas:

  • vacinas  -  Bel e o Admirável Escudo Invisível, com lançamento em abril/2024; 

  • mudanças climáticas;

  • bullying relacionado a estigmas de corpo.

Projeto social

Nesta primeira tiragem do livro, mais de 5 mil crianças hospitalizadas e projetos sociais infantis serão beneficiados com a doação de livros. Até o momento, as seguintes instituições foram contempladas com exemplares da publicação:

. Instituto da Criança e do Adolescente (ICR);  

. Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci); 

. Hospital AC Camargo, Instituto do Coração | Espaço Imaginário;

. Hospital Darcy Vargas; 

. Colégio Estadual de Tempo Integral José Dias de Sales (BA);

. Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.

Para as próximas publicações, 80% dos livros impressos serão distribuídos gratuitamente a instituições que atendam predominantemente crianças em situação de vulnerabilidade. Os 20% restantes serão comercializados, tendo como público principal as escolas, dado o caráter formativo da coletânea.

Se você ou sua empresa têm interesse em apoiar o projeto, entre em contato com o autor Bruno Gualano (gualano@usp.br) ou escreva à sua editora Heloisa Hernandez (heloisa@moaheditora.com.br).


Lançamento e Tarde de Autógrafos
de 
Bel, a Experimentadora

No dia 24 de agosto de 2023, foi realizado o lançamento de Bel, a Experimentadora, de Bruno Gualano, no Instituto da Criança e do Adolescente, pela Moah! Editora, com o apoio institucional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e patrocínio da Genu-In.

Na ocasião, tivemos o discurso de abertura do autor e a fala de representantes de renome da Universidade de São Paulo, como a Diretora da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, a Profª. Drª. Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá. Também pudemos contar com o depoimento de Mercedes Bustamante sobre o livro e o de Natália Pasternak, prefaciadora da publicação, em vídeo.

Em seguida, foi promovido um debate sobre a (sub)representatividade de gênero e racial na Ciência e a importância da maior interação do/a cientista com a sociedade, com a participação da professora Adriana Alves (coordenadora do Escritório USP Mulheres) e da doutoranda da FMUSP Tamires Nunes, com mediação da jornalista Luiza Caires. No fim do evento, foi realizada a leitura de trechos do livro, com Isabel, filha do autor, e crianças atendidas pelo Instituto da Criança e do Adolescente (ICr) e pelo Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci).

Em 21 de outubro de 2023, foi realizada a Tarde de Autógrafos com o autor na Livraria da Vila do Shopping Eldorado.

Público

Nos primeiros 6 meses de comercialização do livro, recebemos pedidos de compra de todas as regiões brasileiras, provenientes de 16 estados e Distrito Federal.

Considerando apenas as vendas on-line, o maior público se concentra em São Paulo (49,4%), seguido de Minas Gerais (10,8%), Rio Grande do Sul (7,2%), Paraná (5,4%) e Rio de Janeiro (4,2%). Se somarmos também as vendas presenciais, que são oferecidas apenas no estado de São Paulo, por enquanto, o público paulista corresponde a 60,6% do total.

O livro nas escolas

Alguns professores nos informaram como têm utilizado Bel, a Experimentadora para elaborarem oficinas e Feiras de Ciência.

A professora Jane Rocha, de Maringá, Paraná, relatou que fez a leitura do livro com crianças, que quiseram saber o que era Eureka, quem foi Marie Curie e as descobertas de Galileu Galilei. Ela recriou alguns experimentos mencionados no livro.

Na Feira de Ciência do Colégio Estadual de Tempo Integral José Dias de Sales, de Salvador, Bahia, as professoras Jane Lordelo Peneluc e Alice Carvalho propuseram aos estudantes que escolhessem alguns dos experimentos ilustrados no livro para demonstrá-los aos demais colegas, explicando o fenômeno. Também foi encenada uma peça de teatro a partir do texto de Bruno Gualano.

O livro foi solicitado na lista de materiais da escola Brasil-Canadá, para ser trabalhado em sala de aula em 2024.

O livro na mídia

Bel, a Experimentadora foi divulgado pelo Portal GOV.BR; Jornal da USP e mídias sociais da Universidade; pela CAPES; Faculdade de Medicina da USP e suas mídias; agência FAPESP; Fiocruz; Academia Paulista de Educação, com resenha de Marisa Lajolo; Folha de S.Paulo; PublishNews e CBN Amazônia; assim como pela professora Rafaela Lima, influencer na área de Ciências, e pela leitora-mirim Flor de Maria. 

O livro foi mencionado como indicação de leitura que favorece o pensamento crítico nas crianças e a educação antirracista em meios de comunicação como Terra, maior portal de notícias do país; Folha de S.Paulo, segundo maior jornal brasileiro em circulação;  Correio Braziliense (DF), um dos cinco maiores jornais do Brasil; site da Jovem Pan, uma das maiores emissoras de rádio brasileira; IG Último Segundo, um dos principais portais de notícia do Brasil; e Rádio Senado (DF), veículo de comunicação do Senado Federal que transmite conteúdo de Brasília para outras 16 capitais.

O autor concedeu entrevistas para CBN Rio Branco FM 98.1 (AC), afiliada da rede de rádio brasileira do Grupo Globo; Rádio Inconfidência FM 100.9 (MG), que pertence à Empresa Mineira de Comunicação e é uma das rádios mais ouvidas de Minas Gerais; Luca Moreira, blog focado em produção de entrevistas sobre cultura, arte, literatura e comportamento com mais de 277 mil seguidores no Instagram; Canguru News, portal de conteúdos sobre infância para pais, cuidadores e educadores; Rádio Fandango FM 102.5 (RS), que cobre Cachoeira do Sul e mais 34 cidades do Rio Grande do Sul; e TV Noroeste (MG), emissora local da cidade de João Pinheiro, em Minas Gerais; Rádio Mega Brasil (SP), uma das radiowebs pioneiras no Brasil.

A publicação também foi notícia no NSC Total (SC), líder em audiência em Santa Catarina e afiliado ao grupo O Globo; O Tempo (MG), um dos mais importantes jornais impressos de Minas Gerais; Meia Hora (RJ), portal de um dos jornais mais lidos do Rio de Janeiro; O Povo (CE), que pertence a um dos principais grupos de comunicação do Ceará; Diário do Pará (PA), um dos maiores jornais impressos do estado paraense; O Imparcial (MA), jornal fundado há 97 anos no Maranhão e um dos principais veículos do estado.

Ainda ganhou espaço no Diário do Noroeste (PR), jornal há mais de 60 anos em circulação na região noroeste do Paraná; Revista Zelo (GO), canal goiano de entretenimento, cultura e lazer com 17 anos de história; Eventinhos Cariocas (RJ), site de divulgação de cultura e entretenimento infantil do Rio de Janeiro com mais de 25 mil seguidores no Instagram; e Diário de Petrópolis (RJ), jornal de expressão na região de Petrópolis, com mais de 68 anos de existência.

Próximo título da coleção:
Bel e o admirável escudo invisível

Este livro tem como objetivo abordar o tema das vacinas, explicando didaticamente às crianças como essa medicação atua no corpo e a sua importância na proteção de nossas vidas e das pessoas que nos cercam, combatendo e erradicando doenças.

O contexto atual é bastante propício à discussão do assunto, considerando o grande aumento de casos da dengue no Brasil e o posicionamento de certos dirigentes políticos, que se mostram pouco crédulos quanto aos efeitos da medicação, o que impacta não só no pouco investimento na produção de vacinas, como na percepção da sociedade em relação a elas, subestimando sua eficácia.

Será destacado o papel do Instituto Butantan como instituição-referência na pesquisa e desenvolvimento de vacinas, assim como da cientista Ester Sabino e sua equipe, responsáveis pelo sequenciamento genético do coronavírus no Brasil, e da enfermeira Mônica Calazans, primeira pessoa a ser vacinada no Brasil contra a COVID-19, representando todos os profissionais de saúde que se dedicaram ao cuidado e tratamento de pessoas enfermas, durante a pandemia. A publicação também trará como um dos personagens o Zé Gotinha, símbolo da mobilização pela vida e tão presente nas campanhas de vacinação brasileiras, além de fazer menção ao cientista Oswaldo Cruz, por sua importância histórica no enfrentamento às doenças no início do século XX no país, e que também é patrono da Fiocruz, instituição de Ciência e Tecnologia de relevância mundial na produção de vacinas.

A publicação será ilustrada por Catarina Bessell, artista que faz uso da colagem como recurso criativo lúdico, para conversar com as crianças sobre esse tema tão importante. 

Adquira o livro em www.lojamoah.com.br

Acesse o site